A importância dos Livros na Infância

De modo a promover as relações de partilha entre a escola e as famílias, o Colégio Woogui Boogui desenvolveu uma Ação de Sensibilização acerca da importância dos livros na infância. 📖📚📔

Sabemos que através das histórias é possível descobrir novos seres, lugares, modos de agir e de pensar. 👳‍♂️🧝‍♀️🧜‍♀️ Ao despertar nas crianças o gosto pela leitura, podemos transformá-las em pessoas com maior facilidade de interpretar tudo o que leem, tal como os indivíduos e o ambiente em seu redor. 🌎

Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo. 💗

Além disso, as crianças que ouvem histórias desde cedo e que têm contacto direto com livros terão um desenvolvimento favorável do vocabulário e maior prontidão para a leitura.

Sendo que elas tendem a replicar os gestos dos adultos, cabe a estes incentivar, fomentar a curiosidade e dar o exemplo, lendo mais para os filhos e para si próprios. Assim, irão ajudá-los a desenvolver o seu lado emocional, criativo e cognitivo! 👨‍👩‍👧

Aqui ficam algumas dicas:

Entre os 15 meses e os 3 anos de idade, é importante dar à criança objetos que esta possa manusear, nomear e, com a ajuda do adulto, relacionar entre si, propiciando assim situações simples de leitura.

A partir dos 2/3 anos, a criança aumenta o seu interesse pela comunicação verbal e por atividades lúdicas, então o livro passa a ser significativo para ela. Os livros devem apresentar um contexto familiar, com predomínio de imagens que sugiram situações.

Livros que propõem humor, expectativa ou mistério são os indicados para o pré-leitor! A repetição de elementos também é muito útil para captar a atenção e o interesse.

Não se esqueçam que a capacidade de ler está intimamente ligada à motivação. Por isso, devemos ensinar as crianças a gostar de ler!

Desejamos-vos boas leituras, família! 😊📖💖

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *